Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Ciclismo

Meio de transporte ou diversão, pedalar uma bicicleta também é um esporte olímpico. O ciclismo possui várias regras e categorias. A prova de Pista ocorre em uma Arena com o caminho oval e a agilidade é necessária para ser o melhor. Na Estrada, é preciso muita resistência para cumprir um longo percurso determinado. Descidas rápidas em terrenos acidentados são os locais de provas do Mountain Bike, que é radical assim como o BMX, feito em um caminho de 350m com muitos obstáculos; não importa a modalidade, os atletas disputam as provas buscando as vitórias.

Lá vem história...

O ciclismo faz parte do programa olímpico desde a primeira edição moderna dos Jogos de Atenas, em 1896, quando os atletas percorreram 87km entre a sede e Maratona. Até os Jogos de 1984, em Los Angeles, apenas a participação masculina foi vista, já que as mulheres começaram a participar dos eventos de estrada na Olimpíada de Seul, em 1988. Na Olimpíada de Atlanta, 1996, participaram pela primeira vez ciclistas profissionais e introduziram o método do ciclismo de montanha ou Mountain Bike. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008, foi adicionado a outra modalidade deste esporte, o BMX.

                                                                             CICLISMO DE ESTRADA
No ciclismo de de rua existem duas categorias: o ciclismo de estrada, que é a prova na qual os atletas largam juntos e devem percorrer 241,5km (masculino) ou 141km (feminino), e quem chegar primeiro vence. Já na categoria de corrida Contra o Relógio, os ciclistas fazem a largada individualmente num intervalo de 90 segundos em que devem pedalar contra o relógio e quem cruzar a linha de chegada depois de 54,5km (masculino) e 29,8km (feminino) com menor tempo vence. O Brasil estreiou no esporte na Olimpíada de Berlim 1936. Ferrer Dertonio, Hermógenes Netto e Ricardo Magnani representaram o país na prova de 100km

O Brasil terá direito a duas vagas no masculino e duas no feminino por ser o país-sede da Olimpíadas, mas o número de atletas brasileiros pode aumentar mais uma vaga se nossos representantes se colocarem entre os 16 melhores do ranking mundial masculino ou entre os três melhores das Américas. Já no feminino, o número de atletas aumenta se a seleção brasileira se mantiver entre as 22 melhores equipes do mundo.
Local de competição: Forte de Copacabana (estrada) e Pontal (contrarrelógio)

                                                                         MOUNTAIN BIKE
O Mountain Bike é o um esporte para os apaixonados por aventura, pois ele é uma união de velocidade, força e destreza de atletas que, em cima das suas bicicletas, encaram um circuito de 3km extremamente difícil, cheio de subidas e descidas, além de diferença de terrenos, pedras e cascalhos, fazendo com que os pilotos estejam sempre atentos para não acabarem danificando suas próprias bicicletas. Todos os atletas largam juntos e devem fazer três voltas por todo o terreno, o primeiro a cruzar a linha de chegada é o grande vencedor.

O Brasil terá direito a duas vagas no masculino e duas no feminino por ser o país-sede da Olimpíada. Para ter mais representantes olímpicos, o Brasil tem que estar entre os 13 melhores do mundo no ranking mundial masculino e entre os oito do feminino.
Local de competição: Centro de Mountain Bike


                                                                          BMX


No BMX os pilotos largam de uma plataforma de 8 metros de altura para ganhar velocidade, e enfrentam uma pista entre 300-400m de extensão. As disputas são feitas em quatro etapas, a primeira é uma volta com tomada de tempo e os 32 melhores atletas são separados em quatro grupos de oito atletas. Esses grupos disputam cinco corridas para classificar os quatro melhores atletas de cada grupo, fazendo uma media das suas colocações. Na semifinal são formados dois grupos com oito atletas no qual disputam três corridas nos mesmos moldes da etapa anterior e a final são os quatro melhores atletas dos dois grupos que disputam em corrida única a medalha olímpica.

Por ser o país-sede, o Brasil tem direito a uma vaga no masculino e uma no feminino. Existe a possibilidade do país conseguir mais vagas de acordo com sua posição no ranking olímpico. Se o Brasil estiver entre os quatro melhores do masculino, consegue mais dois lugares. Se estiver entre a quinta e a sétima posição, garante mais uma vaga. No feminino, há a possibilidade de conseguir mais uma vaga se o Brasil estiver entre os três melhores do ranking olímpico.
Local de competição: Centro Olímpico de BMX

                                                                                   CICLISMO EM PISTA
Velocidade e altas emoções é o que você encontra no ciclismo em pista. São criadas bicicletas para chegar a velocidades incríveis, elas correm em um circuito oval de 250m em busca do tão sonhado ouro. São cinco diferentes provas que os atletas podem participar, mas todas elas têm o mesmo objetivo, que é terminar em primeiro e com o menor tempo possível.

O Brasil tem sua equipe já classificada por ser o país sede e pode participar com dois atletas em cada uma das cinco categorias, levando assim dez atletas. Porém, apenas cinco ciclistas podem ser inscritos para participar das corridas por equipes; já no individual, somente dois atletas podem representar o Brasil.
Local de competição: Velódromo Olímpico do Rio

Postar um comentário

0 Comentários