Faça Parte

Na conta de quem?

Cuéllar, novamente, consertando os erros da zaga (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
É normal que torcedores apontem culpados e separem responsabilidades quando o time começa a ir pelo caminho errado. Não deveria ser comum, mas infelizmente é. Sempre tentamos achar aquele que errou mais, que fez menos e que será alvo das principais críticas até que alguma coisa mude.

Já faz um tempo que o Flamengo tenta achar alguém para colocar a culpa, porém, é impossível chegar a um nome. O clube vive uma série de erros que, em vez de serem resolvidos, só são acumulados. É um diretor de futebol sem pulso, sem coragem. Um treinador que não assume sua parcela de responsabilidade. Jogadores que, no geral e com poucas exceções, não se importam. E como a torcida fica?

Quando eliminado na Primeira Liga, Márcio Araújo comemorou pois "estavam cansados". Contra o Confiança, após aquela derrota no jogo de ida, Wallace afirmou que "não precisava mudar nada". Agora, o mesmo zagueiro que, infelizmente, segue com a faixa de capitão diz que "o time precisa acordar". São apenas algumas declarações vazias que incomodam e muito.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Não se engane, Muricy Ramalho é um bom treinador. Entretanto, é teimoso, trabalha apenas com suas vontades, ainda que não esteja funcionando. Quando dá errado, é "a falta do Maracanã", "o cansaço", "as tentativas ruins", "pouco tempo de trabalho". O erro nunca está no sistema tático que não funciona e é ultrapassado, nos jogadores que não rendem e seguem como titulares, na falta de raça. O time precisa parar de buscar explicações no resto e olhar para si. Não somos o tipo de equipe que joga pelas vontades individuais, ou não deveríamos ser. Muricy é um bom técnico, mas não para nós.

É fato que o Campeonato Carioca não é a competição mais importante do primeiro semestre. Entretanto, quando optam por utilizar um time reserva na semifinal da Primeira Liga e o clube acaba eliminado, é inadmissível que a única competição restante seja ignorada. Inclua a isso o fato do Flamengo ter perdido para o Confiança logo depois da eliminação e ter perdido mais um clássico sem jogar nada. Não dá para conter a irritação por isso.

O Flamengo precisa parar de prometer e começar a agir. Eles dizem que o elenco está "tocado pelo carinho da torcida", mas onde está essa emoção e vontade em campo? Enquanto a Nação se sacrifica por eles, não há retorno vindo do outro lado. Festas no aeroporto, lotação no hotel, emoção no treinamento, Arena vermelha e preta. Tudo isso para ter em troca uma apatia sem explicação. Como escolher um culpado para isso se parece que a maioria do grupo não liga, não se comove?

Chances criadas, finalizações erradas (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Desculpa, Nação Rubro Negra do Brasil inteiro. Eles não entendem o que sentimos, o quanto sofremos e o quanto amamos. Eles não sabem de nada. E nós? Nós continuamos aqui, como sempre. Amando, sofrendo, sentindo, apoiando e torcendo.

Mariana Sá || SRN

Postar um comentário

0 Comentários